Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MELO, Maria Izanete Pantoja de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
    (2014-02-18) MELO, Maria Izanete Pantoja de; ASSIS, José Fernando Pina; http://lattes.cnpq.br/7791019081246270
    Este trabalho trata de uma investigação a respeito do tema Educação Ambiental na Escola Pública: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, onde foi possível identificar as ações do projeto pedagógico de uma escola pública com relação à Educação Ambiental, buscando um círculo virtuoso que visa o conhecimento e transformação educativa com o intuito de preservar o meio ambiente. Como suporte teórico foi realizada pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, sobre o histórico e concepções acerca de meio ambiente, suas generalidades e problemáticas, principalmente em relação ao lixo. O estudo de caso valeu-se metodologicamente da realização de entrevistas informais e preenchimento de questionários com perguntas mistas para cada 22 (vinte e dois) alunos do 6º ano do ensino fundamental, além de um ciclo de três palestras sobre a problemática do lixo, através do qual buscou-se analisar a vivência e o conhecimento dos alunos sobre o tema, extraindo o resultado final a partir das respostas fornecidas. Foram feitas comparações entre o que deve ser um espaço educativo limpo e a delimitação de alternativas para se construir uma prática pedagógica que envolva a formação global do sujeito com ênfase na preservação do meio ambiente em que atua. A despeito de privilegiar a Educação Ambiental no ambiente escolar, fez-se também uma breve análise sobre a Educação Ambiental no meio ambiente urbano.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA