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Navegando por Autor "MAGNO, Cleide Maria Velasco"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão escolar nos anos iniciais: saberes e práticas docentes em sala regular com estudantes com necessidades educativas especiais
    (2014-12-15) MAGNO, Cleide Maria Velasco; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347
    Este trabalho é referente à investigação realizada em aproximadamente dois anos em duas escolas públicas, com duas professoras e suas respectivas turmas, com pelo menos um estudante com NEE, entre os quais elegemos como sujeitos uma estudante diagnosticada autista da primeira escola e da outra escola dois estudante com NEE sem diagnóstico confirmado de dislexia e TDAH. Nosso objetivo principal foi analisar as práticas docentes com a vista a inclusão escolar desses estudantes. Especificamente pretendemos compreender como os professores percebem a questão da educação inclusiva em sala regular de ensino nos anos iniciais e identificar nas estratégias pedagógicas, utilizadas pelos professores, os saberes mobilizados necessários à inclusão. A metodologia assumida foi coleta e análise posterior de dados transcritos de observações, entrevistas não estruturadas, anotações de diário de campo, fotografias, pequenos vídeos, desenhos e documentos para a compreensão ampla do estudo de caso. A análise dados consistiu na leitura detalhada de todo o material, observados as situações, o ambiente, as pessoas, os procedimentos, a atitude e valores das professoras objeto desta investigação e de todos envolvidos na pesquisa, confrontando-os com o referencial estabelecido conforme os aspectos da Educação Inclusiva e saberes necessários para a prática docente. De acordo com as análises, em resposta ao nosso problema de pesquisa, concluímos que os professores ao se confrontarem com situações de inclusão escolar reagem conforme sua constituição emocional, psicológica e sobre tudo conforme o conceito de si mesmo enquanto educador. Quanto às práticas inclusivas na escola são aquelas que consideram e valorizam as experiências do estudante, além do apoio que o educador pode oferecer à família e à escola enquanto comunidade de aprendizes, ressalvadas as suas limitações quanto aos aspectos de formação ou de organização escolar. A prática escolar inclusiva é aquela que procura superar os preconceitos e se aproxima de uma avaliação coerente que assegure perceber a evolução do outro e os saberes docentes devem ser adquiridos e usados sem conjunto, afim de que haja espaço para uma prática na perspectiva da inclusão.
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