Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LOPES, Edivaldo da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
    (2024-06-13) LOPES, Edivaldo da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA