Navegando por Autor "LIMA, Maria Leane do Espirito Santo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico(2019-10-17) LIMA, Maria Leane do Espirito Santo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.