Navegando por Autor "LIMA, Lucas Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas(2023-05-10) LIMA, Lucas Silva de; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escala pitagórica; materiais pedagógicos como: dominó musical, bingo musical e materiais para ligar, relacionada a turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Usando estudos de autores como Campos (2009), Miritz (2015), Tressino e Malaquias (2016), Almeida (2018) e Silva (2019), o estudo consiste no levantamento de literatura acerca da relação entre matemática e a música, em seguida as análises dos resultados obtidos por estes autores em seus experimentos. Tendo em vista melhorar o processo de ensino e aprendizagem de frações e discorrer sobre contribuições para o ensino por meio de métodos que possibilitem o desenvolvimento deste processo de forma prática e lúdica, como a atividade usando o monocórdio que leva o aluno à medir a corda ver a relação das duas áreas, e atividades como bingo musical e dominó fracionário que leva o discente a efetuar operações matemáticas e relacionar as figuras musicais, numa perspectiva de proporcionar algo significativo e motivador aos alunos, usando a teoria matemática com prática musical.