Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LIMA, Izabely Peixoto de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas.
    (2022-11-23) LIMA, Izabely Peixoto de; ROZAL, Edilene Farias
    A consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da matemática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento dela se deu através de aplicações e observações de atividades, começando pela aula administrada, confecções de jogos didáticos, aplicação dos mesmos e atividade avaliativa. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Capanema-PA, com uma turma específica do 5º ano do ensino fundamental, nessa classe está matriculado um aluno com TEA, ele será o foco da pesquisa, para mantê-lo em anonimato o chamaremos de Mateus. No primeiro momento foi ministrada uma aula, para explorar o assunto temático e abordar alguns pontos sobre a disciplina e conhecer um pouco o perfil da classe, com duração de aproximadamente 30 minutos, após esta fase iniciou-se a confecção dos jogos, material esse que será primordial para a avaliação do desempenho de cada aluno, em seguida da fabricação, ocorreu a aplicação dos jogos produzidos pelos próprios alunos, neste momento a turma foi organizada e dívida entre grupos, para que pudesse observar o comportamento e desenvolvimento de cada, com foco em particular ao aluno com espectro, nesse momento foi possível perceber que o Mateus demostrou bom foco, e conseguiu prestar atenção na aula e nos comandos que estavam sendo repassados, mostrando assim como e primordial que haja estratégias de ensinos que possam desenvolver o interesse do aluno com TEA através de imagens, figuras, jogos, entre outros elementos que possam atrair e despertar a curiosidade da criança, onde sabemos que pessoas com tal transtorno possuem dificuldades de interação e atenção a diversos tipos de assuntos, no entanto e importante salientar que a formação e qualificação dos professores são papel importante para que ocorra o desenvolvimento de tais estratégias que serão capazes de proporcionar o desenvolvimento dos alunos em regra geral, mas principalmente aqueles que possuem TEA.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA