Navegando por Autor "LANDY, Vanessa Carvalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Pedagogia hospitalar: contribuições ao processo de humanização durante a internação de crianças/adolescente(2023-12-27) LANDY, Vanessa Carvalho; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431A educação é indispensável para o desenvolvimento do indivíduo. Partindo dessa assertiva este artigo propõem uma reflexão sobre a pedagogia hospitalar, especificamente, no contexto do atendimento a crianças/adolescentes hospitalizados a partir da seguinte questão: Em que termos o pedagogo auxilia na continuidade da educação da criança/adolescente hospitalizado? O objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições da pedagogia e os desafios de atuação do pedagogo em contexto hospitalar, enfatizando as atividades propostas pela educadora colaboradora da pesquisa. A pesquisa pode ser defina como qualitativa, a partir de entrevista realizada de forma não estruturada com profissional pedagoga que naquele momento, enquanto se graduava no curso, desenvolvia atividades em hospital no ano de 2015, atuando como membro de um projeto de pesquisa e extensão aplicado em um hospital no Estado do Pará; para a elaboração dessa pesquisa serviram como itens motivacionais: A importância de haver profissionais pedagogos atuando em hospitais e a doença acometida pela autora, pois sendo doente, pude perceber a limitação trazida pela doença, passando a olhar com mais carinho para o ambiente hospitalar e para a relação profissional-paciente; unindo-se esses fatores manifestam-se no decorrer desse artigo, os desafios enfrentados pela pedagogia trazidos para o ambiente hospitalar e as contribuições que a pedagogia hospitalar traz para a vida da criança/adolescente que se encontra em fase de internação hospitalar e/ou tratamento de doenças, contribuindo para a melhora de seu quadro clínico, evidenciando assim, a importância da união nas áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação; pedagogia hospitalar; humanização.