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Navegando por Autor "JARDIM, Giovanna Coutinho"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Letramento em saúde e a influência da linguagem nas práticas médicas: percepção dos estudantes de medicina de universidades públicas de Belém do Pará
    (2023-12-15) ASSIS, Alexa Camila Lopes de; JARDIM, Giovanna Coutinho; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384
    O Letramento em Saúde refere-se à capacidade de um indivíduo adquirir, processar e compreender informações relacionadas à saúde, de forma que um letramento insatisfatório pode trazer maior morbidade ao paciente. Contudo, esse assunto é pouco difundido nos cursos de ciências da saúde, o que pode resultar em desvalorização da comunicação adaptada na condução adequada de pacientes. Portanto, a presente monografia tem por objetivo avaliar a percepção dos acadêmicos de medicina de faculdades públicas em Belém do Pará em relação ao tema 'Letramento em Saúde' e como esse conhecimento impacta ao longo de sua formação. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo transversal realizado em duas faculdades de medicina em Belém do Pará, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Estadual do Pará. A amostra incluiu 723 alunos matriculados no período de setembro a dezembro de 2022 e a coleta de dados ocorreu através de questionários. A análise foi realizada com Microsoft Excel e Bioestat 5.4, usando os testes estatísticos Qui-quadrado e teste G (α=5%, p ≤ 0,05%). Verificou-se que os dados socioeconômicos e a faculdade de origem do estudante não têm relação significativa com o conhecimento acerca do Letramento em Saúde. Em algumas questões, houve diferença entre os ciclos básico, clínico e internato no que tange à explanação sobre terminologias coloquiais (p < 0.0001), dificuldades de estabelecer relação médico-paciente (p = 0.0379), de fazer prescrição para pacientes com ensinos fundamental (p = 0.0008) e médio (0.0003), discussões sobre prescrição mais compreensível na matriz educacional (p < 0.0001) e menor risco de morbimortalidade com Letramento em Saúde (p = 0.0182). Além disso, estudantes que conhecem o conceito do Letramento em Saúde identificam mais os testes que analisam a literacia dos pacientes (p = 0.0011), porém o conhecimento do conceito e dos testes é baixo (15.49% e 4% respectivamente). Também, o nível de dificuldade de estabelecer condutas médicas aumenta quanto menor o nível escolar do paciente (p < 0.0001). Diante o exposto, o assunto não é difundido adequadamente nas universidades pesquisadas, tanto em nível curricular quanto no extracurricular e, também, a maioria dos estudantes não conhece o conceito nem as características do Letramento em Saúde. Urge mais abordagem e mais pesquisas sobre o assunto.
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