Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "HUNGRIA, Jessica Damasceno"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA
    (2018-08-31) HUNGRIA, Jessica Damasceno; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A alfabetização é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, nesse sentido o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de alfabetização de professoras do ensino fundamental do 1º ao 3º ano e os desafios enfrentados por esses profissionais. Tendo como as questões norteadoras: Como se caracterizam as práticas pedagógicas de alfabetização docente? Qual a concepção de alfabetização na perspectiva docente/discente? Quais desafios são encontrados pelas docentes no processo de alfabetização? Para referenciar este trabalho dialogou-se com Ferreiro (1999, 2008, 2005); Freire (1989, 2009, 2014); Soares (1985, 2015); Souza (2016); Ribeiro e Araújo (2013); Abreu (2013); Brasil (2012); Moll (2009); Santos e Brito (2012); Barretto e Sousa (2005). Em relação a metodologia, a abordagem qualitativa norteou o estudo pautando-se nos autores: Gerhardt e Silveira (2009); Gil (2008) e Severino (2007). A coleta dos dados foi realizada via entrevista semiestruturadas e observações. O local foi uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Santa Izabel do Pará e os sujeitos foram três (03) professoras e três (03) alunas do ciclo de alfabetização. Os resultados da pesquisa apontaram que; 1) a prática pedagógica das docentes está atrelado a um ensino diversificado da leitura e da escrita, pois apresentam um trabalho formativo em que os alunos vão sendo inseridos em contextos sociais, por meio de atividades que levam os discentes a participarem e interagirem de maneira dinâmica ; 2) observamos que para as docentes a alfabetização é um processo dinâmico em que é compreendido tanto como aprendizagem ou aquisição da leitura e da escrita entrelaçada a interpretação para uso social, quanto um processo ainda com um viés mecânico; na perspectiva das discentes, a alfabetização é um processo no qual o conhecimento é construído de maneira mútua entre educador e educando, por meio da interação. A alfabetização seria algo fascinante e relevante para suas formações humanas; 3) constatamos na fala das professoras a ausência da família no acompanhamento dos processos de aprendizado de seus filhos, e como esse fator tem afetado diretamente no desenvolvimento cognitivo e social desses sujeitos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA