Navegando por Autor "GOMES, Julielson Pinheiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo “sobe e desce”: operações matemáticas no 6º ano do ensino fundamental(2019-07-16) GOMES, Julielson Pinheiro; LIMA, Josicleide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6444996933605110; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Ao desenvolver o tema “JOGO DO SOBE E DESCE: OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL” para o referido trabalho busca utilizar metodologias diferenciadas a serem trabalhadas com os alunos da Escola Quilombola Santo André (anexo a Escola Benvinda de Araújo Pontes – Abaetetuba / Pará), que estão iniciando o 6º ano (ensino fundamental maior), procurando contribuir com as metodologias desenvolvidas em sala de aula, apresentam novas formas de abordagem da matemática, fazendo aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente na matemática, a qual está rotulada como disciplina de difícil compreensão e fora da realidade. Assim, oferecer subsídios práticos para que os alunos aprendam a disciplina de maneira satisfatória, a parti do Jogo Sobe e Desce, onde é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma avaliação escrita com a turma do 6º B de 2017, com conteúdos matemáticos envolvendo as quatro operações fundamentais da matemática, onde se constatou uma grande dificuldade na resolução das questões. Em seguida ouve o acompanhamento da turma com oficinas utilizando o jogo matemático “Sobe desce”, buscando trabalhar as operações fundamentais, sendo que o material para a elaboração do jogo foi da própria localidade (bucha do miriti) envolvendo a cultura desses estudantes. Ao finalizar as oficinas realizou-se uma avaliação escrita, trabalhando com as mesmas questões realizadas na primeira avaliação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos mesmos nas quatro operações. Assim, a proposta do trabalho é ajudar o aluno com os conteúdos que são enfatizados de cálculos com as operações fundamentais matemáticas, através de oficinas ministradas, para que este consiga assimilar e colocar em prática quando necessários tais conteúdos, com isso perder o medo pela disciplina citada, principalmente no início do ensino fundamental maior, 6º ano.