Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GAMA, Larissa Pantoja da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
    (2018-03-28) GAMA, Larissa Pantoja da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA. A investigação analisou a implementação e funcionamento do referido programa, visto como estratégia operacional da política de educação em tempo integral no Brasil. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo no estudo de caso a sua inspiração metodológica. Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da entrevista estruturada a qual foi realizada com a articuladora do Programa na referida escola, tendo esta, a função singular de coordenar e organizar as atividades do programa na escola, promover diálogo entre escola e comunidade e integração do programa ao Projeto Político Pedagógico. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que tem discutido a educação em tempo integral no Brasil como Cavalieri (2010), Gonçalves (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. Conclui-se que a implementação do programa na escola do campo tem suas singularidades, tendo em vista os aspectos culturais do contexto em que a escola se situa, revelando desafios próprios, mas o esforço da comunidade educativa e as parcerias estabelecidas têm favorecido a mudança do status de ensaio para a efetivação da educação integral. O estudo revela também que o programa vem se desenvolvendo parcialmente dentro do que os documentos legais advogam para a educação básica no campo, visto que o mesmo se reporta ao país não se restringindo as especificidades regionais. No entanto, apesar disso, valoriza a cultura presente, buscando estratégias para adequar às peculiaridades deste contexto, obedecendo os princípios da educação do campo diluídos nas suas práticas de diálogo com a comunidade, partindo dos saberes locais para a promoção das finalidades do programa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA