Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FONSECA, Tatyane dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Texto literário: importante ferramenta no ensino e aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita
    (2017) FONSECA, Tatyane dos Santos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    Este estudo apresenta observações acerca das práticas e recursos adotados pelos professores no desenvolvimento das habilidades essenciais, leitura e escrita, correlacionado ao uso especificamente do texto literário, nas séries iniciais do ensino fundamental menor, partindo da problemática: se os docentes trabalham os textos literários explorando as suas mais diversas significações, possibilitando a realização de discussões e reflexões por parte dos estudantes acerca deles ou se apenas os utilizam para trabalhar certos conteúdos de gramática. Com o objetivo de possibilitar a percepção de que os textos literários são ferramentas de grande valia no ensino e aperfeiçoamento dessas habilidades essenciais. A pesquisa foi realizada com professores formados em Pedagogia, na turma de 2011 do PARFOR, por meio de um questionário aberto. O corpus coletado passou por uma análise descritiva. Constatou-se que, a partir da relação da leitura e o professor, dos recursos estimulantes e do trabalho em si que ele desenvolve, o domínio da definição de texto literário interfere na sua utilização assim como a falta de formação sobre esse tipo de texto interfere na desenvoltura da sua utilização em sala de aula, impossibilitando o aproveitamento de fato desse recurso que é considerado agradável e atrativo pelos alunos; muitas vezes não tão bem desfrutado no processo de ensino e desenvolvimento da leitura por conta também da formação deficitária recebida pelo professor. Utilizou-se na base teórica, além dos PCNs de Língua Portuguesa de 1997, os estudos de autores como: Antunes, Bragato, Koch e Elias, Lajolo e Zilberman, Samuel, Santos e Souza
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA