Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua
    (2021-10-07) FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano; MOREIRA, Fátima de Souza; http://lattes.cnpq.br/0896290307942939; https://orcid.org/0000-0001-8563-6750
    Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual. A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à Educação Básica no Brasil, por meio da perspectiva Freireana, compreendendo o papel da EF enquanto componente curricular obrigatório da EJA, observando o processo dos conteúdos da EF na modalidade e a forma como alunos da EJA se relacionam com estes conteúdos durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos, professor e coordenadora pedagógica, das turmas da EJA da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, localizada em Ananindeua-PA. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o trato com a escolha e a forma como os conteúdos são abordados influenciam a participação dos alunos nas aulas, e que existe um centralismo asfixiante na esportivização das práticas e na lógica de promoção da saúde nas atividades dentro do ambiente escolar. Esses resultados refletem uma necessidade de reformulação dos instrumentos legais e do currículo da EJA, bem como uma mudança de abordagem dos conteúdos da EF dentro da escola e na EJA, a fim de torná-los instrumentos para a formação social dos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA