Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Jean Claudio Gama"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Artista-professor de dança: história e formação entrecruzadas
    (2016) FERREIRA, Jean Claudio Gama; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    Neste estudo, de caráter biográfico e descritivo, objetivo investigar, analisar, e propor reflexões sobre os processos formativos do artista-professor. Para isso, elegi algumas autoras pesquisadoras da área da dança que indagam acerca deste tema, entre elas, Isabel Marques, Márcia Strazzacappa, Cassia Navas e Ana Terra, que tecem considerações e reflexões sobre o artista-professor e sua formação. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa utilizam o método biográfico, que é descritivo-qualitativo e perpassa pela biografia educativa. Este método compreende a investigação-formação, pelo qual o pesquisador procura refletir sobre o seu próprio processo de formação, e toma consciência das estratégias, dos espaços e dos momentos, que, para ele, foram formadores ao longo de sua vida. As rememorações das experiências de vida e dos processos de ensino-aprendizagem na formação do artista e do professor servem de dados a serem analisados e observados em busca por similitudes e/ou diferenças em ambas as formações. Desta forma, tentarei responder algumas questões do tipo: como e onde acontece a formação do artista da dança? Como o professor de dança é formado? Com a finalidade de traçar possíveis analogias sobre as práticas artísticas e processos pedagógicos, apresento como base teórica a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau Ponty. No decorrer do processo investigativo, os pressupostos e referenciais filosóficos e pedagógicos, que dialogam com o tema de formas distintas, acontecem em diferentes instâncias e com planos de curso político-pedagógico, além de objetivos que se diferem e oferecem desenhos curriculares específicos. Identificar e construir relações entre experiência, pesquisa, memória, arte e criação, que possam fornecer e contribuir na construção do conhecimento artístico e acadêmico, refletindo através da narrativa textual, a importância dos processos de formação do artista/docente da dança.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA