Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
    (2023-07-06) FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    O presente artigo aborda a temática do ensino de História e suas metodologias, as quais segundo a escola dos Annales, são ferramentas importantes que auxiliam o educador. Tendo como indicador metodológico a pesquisa bibliográfica, a presente escrita procurou evidenciar a importância da cultura local por meio da valorização da memória dos habitantes do Município de Abaetetuba/PA, indicando a Cachaça como um “lugar de memória”. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente Silva e Silva (2009), Bittencourt (2004) e Nora (2012) que postulam em suas obras a respeito da virada histórica e a influência desse acontecimento no trabalho dos historiadores. Como considerações finais, o artigo ressalta a visão tradicionalista quanto ao ensino de história nas escolas, sendo algo negativo, uma vez que os registros dos acontecimentos históricos são contados pelos grandes personagens e são mostrados somente os feitos dos mesmos, portanto, evidencia-se a importância e necessidade da valorização da memória e da cultura local, afim de manter viva a história que cerca e colabora para a construção do cidadão abaetetubense, além de apontar para uma eminente desconstrução profissional que almeja uma abertura para a inserção de novos procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de História.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA