Navegando por Autor "FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó(2018-07-19) FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura escolar.