Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FEIO, Thalita Aires dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Enxergar a dança, descortinar o corpo: caminhos para a prática da dança com o corpo (d)eficiente visual
    (2014-06-25) FEIO, Thalita Aires dos Santos; GOMES, Érika Silva; http://lattes.cnpq.br/9466840297559561
    Instigada pela busca do entendimento da educação de pessoas cegas na dança, proponho como objetivo geral desta pesquisa a investigação de possíveis caminhos para se iniciar a prática do ensino da dança para alunos com deficiência visual. A metodologia de pesquisa é baseada na Fenomenologia, relativa ao estudo da percepção com fundamentação nos estudos de Maurice Merleau-Ponty (2006). A pesquisa é de caráter qualitativo documental, pois realizo estudos bibliográficos sobre ações educativas de autores que já trabalham com os estudos de dança e pessoas cegas ou com outras deficiências: Fátima Daltro (2005), Saulo Silveira (2009), Marina Mota (2013), Clotildes Cazé e Adriana Oliveira (2008), Jennifer Nascimento (2013), dentre outros. Estes teóricos buscam compreender através de pesquisas como se dá a inserção das pessoas com deficiência na dança e suas possibilidades de aprendizado e criação. Para o estudo do corpo através de metodologias de ensino com caráter holístico, lanço mão dos teóricos: Moshe Feldenkrais (1977), Dianne Woodruff (1999), Enamar Ramos (2007), Klauss Vianna (2005) e Jussara Miller (2012). Sobre o entendimento da deficiência visual, uso os escritos de: João Vicente Ganzarolli de Oliveira (2002), José Espínola Veiga (1983), Rute Tolocka, Rozangela Verlengia e colabs (2006). Os teóricos de metodologia de pesquisa são: Antônio Carlos Gil (1989), Eva Lakatos e Marina Marconi (2005). Outro mecanismo de coleta de dados desta pesquisa foi a entrevista estruturada aberta, realizada com a professora/diretora Marina Alves Mota e uma de suas bailarinas do grupo de dança Passos Para a Luz de Belém do Pará. Procuro pesquisar as influências exercidas pela dança no aspecto da percepção da bailarina sobre si própria, o ambiente e outros corpos, e como esta influência reverbera na construção da autonomia da pessoa que não vê, mas enxerga através de outras lentes. Os resultados desta pesquisa são surpreendentes no que se diz a respeito as possibilidades de aprendizagem das pessoa com deficiência visual na dança e de como esta pode exercer mudanças significativas na vida desses indivíduos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA