Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pandemia da covid-19 e a formação de professores: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança
    (2022-07-16) FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma reviravolta em diversos setores da sociedade e o ramo educacional teve que se adaptar a nova realidade, neste sentido foi adotado na maior parte do mundo o ensino remoto emergencial (ERE) – onde os professores tiveram que adaptar abruptamente sua prática pedagógica frente a essa nova realidade. Nesse contexto, as readaptações também alcançaram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde os licenciandos são apresentados a experiência pedagógica em ambientes escolares ainda na graduação. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se com uma investigação das vivências e construções realizadas por um grupo de pibidianos do subprojeto Pibid – Biologia/Bragança, durante a implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as maiores dificuldades estão relacionadas à adaptação de materiais/metodologias; acesso a internet precário, tanto por parte dos pibidianos quanto dos alunos; dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de contato presencial. O “choque” com essa nova realidade também permitiu amadurecimento e estimulou a criatividade dos pibidianos; além de terem a oportunidade de aprender com profissionais especialistas em ferramentas digitais. Os licenciandos foram desafiados a elaborar materiais didáticos; aprender a lidar com as ferramentas digitais e trabalhar em equipe. Portanto, a partir desta investigação foi possível delinear com clareza e de maneira objetiva as duas facetas apresentadas na adoção do ERE à partir da visão dos pibidianos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA