Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FARIAS, Deuziane da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La música en la clase: un análisis del manual didáctico de Español de la enseñanza media
    (2018) FARIAS, Deuziane da Costa; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este artigo é alicerçado em um estudo de cunho bibliográfico, que apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, refletir e demonstrar o uso e a abordagem da música presente no livro didático da escola pública que são utilizados nas aulas de espanhol, se permitem ou não um aumento significativo da capacidade de interpretação e criticidade dos alunos. Além de saber se a metodologia utilizada é capaz de estimular uma reflexão social e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Para isso, utilizamos como corpus de estudo, a coleção "confluência" de livro didático de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol, aprovado pelo PNLD/2016. Nesta pesquisa foi utilizado como base teórica, autores que discutiram a importância da abordagem e presença da música nas escolas, tais como: Paulo Freire (1992), Georges Snyder (1994), Marcia Faria (2001), Martins Ferreira (2010), Julia Hummes (2014), Marisa Fonterrada (2014), Assim como aqueles que se ocupam em desenvolver e discutir estratégias que contribua para formação de estudantes mais autônomos e verdadeiramente libertos, como, por exemplo: Paulo Freire (2009),Casemiro Campos (2012), entre outros. Bem como os documentos oficiais que institui a educação em língua espanhola e o ensino médio: LDBEN, PCNEM, PCN+, y PNLDEM. Após a pesquisa realizada nos três volumes da coleção "confluência" se concretizou a ideia de que a música é um produto cultural favorável ao desenvolvimento crítico, reflexivo e sócio intelectual dos estudantes de língua espanhola na sala de aula e na sociedade Além disto, sua presença nos livros didáticos do ensino médio, incentiva os alunos a prática e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como: ouvir, falar, ler, escrever e traduzir.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA