Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CUNHA, Marta Ferreira da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A organização escolar multisseriada em Abaetetuba-PA: reflexões em torno da educação ribeirinha
    (2022-07-12) CUNHA, Marta Ferreira da; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065X
    O presente trabalho trata do tema “A organização escolar multisseriada em Abaetetuba-PA: reflexões em torno da educação ribeirinha”, sendo assim o texto apresenta reflexões sobre a organização escolar das escolas multisseriadas ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo de discussão e reflexão o ensino multisseriado, considerando a organização escolar em comunidades ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. É resultado da pesquisa a partir do levantamento bibliográfico com leitura e análise de artigos, livros e textos pesquisados na internet, obtendo-se assim possíveis respostas a respeito de quais são as dificuldades encontradas no modelo de ensino multisseriado. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitados, como: Abreu; Oliveira; Coimbra e Santarém (2012), Gonçalves, Cardoso, M. e Cardoso, O. (2017), Hage e Barbosa (2012). Os resultados destacam que a organização escolar multisseriada ribeirinha necessita de atenção do poder público local para aspectos relacionados à oferta de infraestrutura escolar e pedagógica de qualidade e investimento na formação continuada de professores que atuam nas escolas das ilhas. Aponta também para a importância de que os saberes e a cultura local sejam incorporados no currículo escolar do ensino multisseriado como importante dimensão formativa de alunos e alunas ribeirinhas. Dessa forma esse trabalho corrobora para a construção de novos estudos sobre o ensino multisseriado em escolas ribeirinhas visando reflexões da realidade vivenciada por professores, alunos e alunas nas escolas das ilhas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA