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Navegando por Autor "CUNHA, Ivson Roberto Viana da"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Permeabilidade da Praia do Caripi (Barcarena - PA) a eventuais derrames de derivados de hidrocarbonetos
    (2017-04-06) CUNHA, Ivson Roberto Viana da; MENDES, Amilcar Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3521051584744476; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933
    Poluição em áreas costeiras por derrames de petróleo e seus derivados ocorre por vazamentos em navios e portos. A penetração de derivados de petróleo em praias arenosas depende de vários fatores, entre eles, a permeabilidade do substrato, função das características granulométricas dos sedimentos, propriedades físicas do fluido e profundidade do lençol freático. O trabalho teve como objetivo avaliar a permeabilidade e as diferenças na percolação de derivados de hidrocarbonetos na matriz sedimentar da praia do Caripi (Barcarena - PA), de acordo com a sazonalidade climática. Foram realizados perfis topográficos praiais, perfilagem de sísmica rasa (Ground-Penetration Radar), amostragem de sedimentos superficiais e testemunhagem pelo método de vibração, assim como ensaios de permeabilidade. A praia do Caripi foi classificada como uma praia estuarina, refletiva a intermediária, composta por sedimentos arenosos finos a médios, com grãos subangulosos a angulosos; o nível freático varia entre 1 m (mais chuvoso) e 2,2 m (menos chuvoso). A gasolina apresentou maior taxa de infiltração nos setores de pós-praia e intermaré, nos períodos de inverno. A maior taxa de infiltração do óleo diesel foi no período de verão, em ambos os setores (pós-praia e intermaré). A granulometria dos sedimentos variou conforme a sazonalidade climática, e a morfoscopia se manteve constante nas zonas estudadas. Em setembro, o óleo diesel apresentou coeficiente de permeabilidade anômalo no setor intermaré. O coeficiente de permeabilidade da gasolina foi sempre maior no pós-praia em todos os meses estudados. O lençol freático na praia do Caripi ficaria mais vulnerável a contaminação por derrames de derivados de hidrocarbonetos no período mais chuvoso.
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