Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CUNHA, Ana Paula Cardoso"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
    (2022-09-09) CUNHA, Ana Paula Cardoso; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo descreve as discursividades de educadores sobre o Diagnóstico do Contexto Educacional e das Atividades Didáticas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Natividade em Capanema-PA. Problematiza o contexto educacional, as atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem como a sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a prática educativa a partir das formas de organização e as metodologias do Ensino Fundamental - Anos Inicias. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e de campo, tendo como referencial teórico Antoni Zaballa, entre outros. Os participantes da pesquisa foram uma gestora e cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Nativida de Natividade. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Eni Orlandi. Os resultados do estudo revelam que os educadores da escola tem um compromisso político e social com o ensino e aprendizagem das crianças, a despeito das dificuldades enfrentadas pela escola a respeito da necessidade de melhoria de infraestrutura, recursos nos espaços de aprendizagem, sobretudo na sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Evidenciamos que a prática educativa desvela a utilização de sequências didáticas relacionadas as atividades que visam a construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos, além da utilização de livros didáticos que corroboram para o avanço da leitura, escrita e resoluções de questões. No processo de ensino, observamos ainda que os professores valorizam o contexto social em que os alunos estão inseridos e organizam o planejamento, orientação e avaliação das atividades didáticas. Concluímos que as discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem, da prática educativa, das formas de organização e das metodologias do Ensino Fundamental dos Anos Inicias contribuem para a formação crítica do aluno, no entanto é necessário a ampliação de políticas públicas educacionais visando a melhoria da qualidade do ensino, o alcance dos propósitos pedagógicos intencionais e planejados, as formas didáticas e meios organizativos do ensino e da aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA