Navegando por Autor "COSTA, Rafaelly Paola Alexandre da Costa e"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: uma análise das práticas pedagógicas(2019-06-21) COSTA, Rafaelly Paola Alexandre da Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores que atuam na Educação Infantil, bem como, identificar a percepção dos docentes em relação aos pilares da educação infantil: o cuidar, o educar e o brincar. O referencial teórico está fundamentado nos seguintes autores: Kramer (2001), Oliveira (2013), Bujes (2001), Felipe (2001), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/RCNEI (1988), o qual foi um documento essencial para a compreensão da prática pedagógica dessa etapa de ensino. Como procedimentos metodológicos foi realizado: uma pesquisa de cunho bibliográfico e depois, uma pesquisa de campo em escola municipal de Educação Infantil que atende crianças de três a cinco anos de idade. Na pesquisa de campo, foi utilizada a entrevista semi-estruturadas e a observação da prática em sala de aula de duas professoras daquela instituição, sendo uma atuante no Maternal e a outra no Período II. Após isso, foi feita a análise dos dados que apontou que a prática pedagógica dos professores analisados, ainda é permeada sob uma visão escolarizante, segundo a qual, a finalidade é preparar as crianças para o ensino fundamental, além de que as professoras observadas mantêm a visão ultrapassada de educação à criança pequena, onde o foco não é no aluno (a) e sim no professor.