Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COSTA, Newmara Costa da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação sexual: abordagens presentes na proposta curricular de uma escola no município de Breves-PA
    (2019-01-17) COSTA, Newmara Costa da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Curso objetivou analisar a inserção do tema “Educação Sexual” no projeto político-pedagógico e no currículo de uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como o tema “educação sexual” é abordado no projeto político-pedagógico e no currículo (conteúdos e práticas) de uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, localizada no município de Breves? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como se dá o processo histórico da educação sexual no Brasil? Como se caracterizam os conteúdos e as práticas pedagógicas para a abordagem do tema “educação sexual”? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizadas com 05 professores. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Figueiró (1996), Ribeiro (2004), Nunes e Silva (2000) Furlani (2011), Maistro (2009), Benites (2006), Louro (1997), Frison (2008), Egypto (2012). Também foram analisados três documentos que conduzem a educação nacional, que são: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Os resultados da pesquisa apontam que a educação sexual, na escola pesquisada, está inserida por meio do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular e se concretiza na sala de aula por meio da prática docente. No entanto, a educação sexual que temos está mais relacionada aos aspectos biológico-higienista e pedagógico. Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a abordagem emancipatória - ou política, como alguns autores preferem mencionar - da sexualidade, visto que a sexualidade engloba diversos aspectos, além dos quais já estão sendo trabalhados na escola.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA