Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COSTA, Jamylle Brenda de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e ludicidade: uma experiência de ensino-aprendizagem com crianças da educação infantil na EMEI Crianças Unidas em Barcarena-PA
    (2025-09-09) COSTA, Jamylle Brenda de Souza; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    O trabalho “Dança e Ludicidade: uma experiência de ensino-aprendizagem com crianças da Educação Infantil na EMEI Crianças Unidas em Barcarena-PA” discute a importância da dança e das práticas lúdicas no processo educativo de crianças na primeira infância. A pesquisa defende que a dança, como linguagem expressiva, cultural e pedagógica, contribui para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, sendo essencial no ambiente escolar desde os primeiros anos. A ludicidade, por sua vez, é tratada como estratégia pedagógica fundamental, que promove aprendizagens significativas, estimula a autonomia e fortalece vínculos sociais, conforme orientações da BNCC. O professor é retratado como mediador do processo educativo, com o papel de acolher a singularidade das crianças, escutar com sensibilidade e planejar práticas que integrem movimento, afeto e interação. A pesquisa de campo foi realizada na EMEI Crianças Unidas, escola escolhida devido ao vínculo pessoal da autora com a instituição. Os dados evidenciam que o uso da dança e de atividades lúdicas favorece o desenvolvimento integral das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem mais leve, prazeroso e humanizado. A análise comparativa entre duas turmas com propostas pedagógicas distintas permitiu observar os efeitos positivos da presença e os prejuízos da ausência de práticas lúdicas no comportamento e desempenho infantil. A pesquisa reforça a necessidade de integrar o brincar e o movimento à rotina da Educação Infantil, reconhecendoos como ferramentas pedagógicas indispensáveis para uma formação mais sensível, criativa e transformadora.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA