Navegando por Autor "COSTA, Crysth Lorrana Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)(2018-09-26) COSTA, Crysth Lorrana Souza; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática.