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Navegando por Autor "COSTA, Clalber Carrilho da"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva: o uso de ferramentas tecnológicas para alunos com deficiência auditiva no Ensino de Química
    (2022-02-21) COSTA, Clalber Carrilho da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
    A utilização de recursos tecnológicos como ferramenta de inclusão para alunos com deficiência auditiva é a nova forma de proporcionar equidade dentro do ensino regular das escolas públicas, com ênfase nas escolas da região metropolitana de Belém-PA. De acordo com o cenário atual a respeito da presença desses indivíduos nas escolas, fez-se necessário o desenvolvimento da pesquisa, com o objetivo de informar, de contextualizar a atual situação do ambiente escolar e de solicitar novas metodologias dentro das salas de aula. O presente trabalho tem como base o levantamento bibliográfico a respeito do deficiente auditivo dentro do ensino regular, a exclusão e as metodologias abordadas pelos professores. O trabalho utiliza da aplicação de formulário como pesquisa de campo, caracterizando uma pesquisa teórica e empírica, com o objetivo de conhecer a realidade das escolas públicas e promover a comparação com dados de fornecimento de recursos tecnológicos. As perguntas da pesquisa de campo tem sua elaboração com o objetivo de conhecer o espaço estrutural, afirmar a presença do material tecnológico disponível para a utilização dentro da sala de aula e informar se o indivíduo com deficiencia auditiva está usufruindo do seu direito a educação garantido pela Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência). A pesquisa foi realizada no período de 10/2021 a 12/2021 pela plataforma digital “google formulários”, disponível na plataforma do google. A pesquisa foi encaminhada para o público em geral, com parcial identificação de pessoas com deficiencia auditiva. Após análise dos dados gerados a partir das respostas dos entrevistados, foi observado que existe a presença de recursos tecnológicos distribuidos parcialmente dentro das escolas, porém ocorre a baixa utilização dos materiais devido a tecnologia e o material adequado ainda ser um desafio para os profissionais da educação. Logo se faz necessário um ferramenta específica que promova a inclusão do aluno com deficiência auditiva, respeitando as necessidades e as limitações das escolas públicas.
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