Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COSTA, Carina Gabriella Buchinger da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
    (2021-06-16) COSTA, Carina Gabriella Buchinger da; FRANÇA, Isadora Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/7204763906285966
    A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos, utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos, tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem novas ideias para o ensino de Botânica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA