Navegando por Autor "CORREA, Tassia Juliana dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente e o autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas na E.M.E.I.E.F profª Emília Gimennez, em Castanhal/PA(2019-06-11) CORREA, Tassia Juliana dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este Trabalho de Curso (TCC), intitulado A Prática Docente e o Autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, investigou as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, da Escola Municipal Emilia Gimennez em Castanhal. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista composta de doze questionamentos, direcionadas a professoras, mediadora e coordenadora que possuíam alunos autistas na sala de aula. Os dados foram analisados com base nos autores que vem discutindo a inclusão do aluno autista e a formação dos professores como Bosa (2006), Cunha (2014), Mantoan (2015), Silva(2013), Araújo (2012), e Delors (2003), dentre outros. Concluísse que a maior dificuldade encontrada pelos docentes é elaboração de atividade adaptadas, o que pode ser consequência da falta de formação continuada disponível pela Rede Municipal de Ensino. O estudo revela também que na maioria das vezes as atividades acabam excluindo os alunos autistas, por não estarem adequadas as suas necessidades. No entanto, mesmo com dificuldades, alguns docentes estão sempre buscando melhorar suas metodologias para minimizara as dificuldades do seu aluno, seja na comunicação, na interação social, na leitura ou na escrita. Porém, A pouca compreensão da maioria dos professores, acaba afetando o desenvolvimento dos seus alunos, o que pode contribuir para a não eficácia das metodologias utilizadas na sala de aula, o que nos leva a uma reflexão sobre a disponibilização de professores capacitados no município de Castanhal.