Navegando por Autor "CHAVES, Maria Elcione Pacheco"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros(2018-12-28) CHAVES, Maria Elcione Pacheco; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da zona rural, no Município de Mãe do Rio PA. A inquietação ocorreu devido aos pais e mães da referida escola não participarem das atividades escolares de seus filhos, pois o não acompanhamento por parte dos pais e mães parecia ser um fator que contribuía para o atraso na educação dos mesmos. Os objetivos foram investigar os fatores que interferem para a pouca participação dos pais e mães na vida escolar de seus filhos, nas produções acadêmicas que debatem o tema e nas falas de mães e pais e mães da localidade onde atuo. Além desse objetivo, buscou-se observar a postura dos pais e mães em relação a educação de seus filhos; identificar quais os motivos que impedem a convivência dos pais e mães na escola; descrever os principais e mães problemas enfrentado pelos pais e mães, no decorrer do ano letivo, que os deixam ausentes da vida escolar dos filhos nessa escola. As questões norteadoras foram: Compreender as causas dessa realidade frustrante e vigente naquela escola; esclarecer os motivos que estão intervindo para pouca participação desses pais e mães; esclarecer quais as maiores dificuldades encontradas que justifiquem esse distanciamento na educação escolar de seus filhos, além de investigar o que a educação significa para mães e pais e mães de alunos. A metodologia empreendida foi uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados fez-se entrevistas com os docentes e com os pais e mães. Ficou evidenciado que o acompanhamento dos pais e mães na educação dos filhos contribui significativamente para o sucesso na educação dos mesmos, embora a presença e interesse dos pais não garanta automaticamente o sucesso escolar dos filhos e filhas.