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Navegando por Autor "CARDOSO, Maria Bernadete da Silva"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Minicoleções de fósseis: uma ferramenta museológica para a divulgação dos conteúdos de Paleontologia no ensino de Ciências
    (2015) CARDOSO, Maria Bernadete da Silva; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856; PEREIRA, Ana Paula Linhares; http://lattes.cnpq.br/8369046011837903
    Os museus têm importante papel na construção da formação científica do cidadão e os profissionais atuantes têm o papel de estabelecer estratégias didáticas para divulgação do conhecimento, sendo intermediadores na comunicação entre o museu e seu público. Contudo, o acesso às coleções em museus é algo distante da realidade da maior parte da população, muito do conhecimento produzido em acervos científicos de museus de história natural, incluindo coleções paleontológicas, ficam restritos a uma minoria, sendo pouco potencializado o papel educativo dessas instituições. Por outro lado, o conhecimento da Paleontologia é uma ferramenta importante para a compreensão da biologia e das geociências, por isso, a sua divulgação necessita ser ampliada, em especial no ensino fundamental. Esta proposta surgiu da questão em relação ao Acervo de Paleontologia, da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), onde o material depositado é proveniente, principalmente, de coletas realizadas por paleontólogos que realizam excussões de campo. Depois de coletados, os exemplares são tratados e selecionados para compor as coleções, que servirão para auxiliar na pesquisa científica. Contudo, parte do que é coletado não pode compor as coleções científicas e assim, observou-se a necessidade de dar um destino a estes exemplares, apresentando o material fóssil à comunidade escolar, e para isto, foram confeccionadas minicoleções com fósseis da Formação Pirabas (Estado do Pará), tornando estas, parte dos recursos didáticos da escola que poderão ser manuseados por professores e alunos, tornando seu acesso fácil e dinâmico. Esta iniciativa permitiu extrapolar a função dos fósseis, não sendo apenas alvo para pesquisas, mas servindo de meio para a divulgação da concepção de Museologia e facilitando a compreensão dos alunos sobre o passado geológico da Terra e como os fósseis podem contar esta história. Acredita-se que esta experiência do contato material direto com os fósseis poderá estabelecer um vínculo educacional favorável e consistente.
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