Navegando por Autor "CARDOSO, Dilvana Pereira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento(2023-06-28) CARDOSO, Dilvana Pereira; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760Este estudo está envolto na temática Formação Docente, Alfabetização e Letramento em torno do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES), cujo objetivo principal consiste em descrever e analisar as contribuições do PRP no processo de formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do ParáUFPA/Campus de Abaetetuba. O PRP, por meio do subprojeto direcionado à formação de professores alfabetizadores com base teórica integradora de alfabetização e letramento vinculados aos conhecimentos linguísticos, numa dimensão interdisciplinar, atribui perspectivas formativas mais amplas tanto aos licenciandos no curso de Pedagogia como no curso de Letras. No plano metodológico, utilizamos um estudo bibliográfico, subsidiado por uma pesquisa exploratória qualitativa a partir das observações e experiencias vivenciadas no PRP. Assim, observamos uma série de procedimentos didático-pedagógicos desenvolvidas pelos docentes, assim como atitudes dos discentes, durante o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que, mesmo diante de um cenário de pandemia de Covid-19, os residentes foram capazes de criar uma forma de ação e participação no processo de alfabetização; assim como a importância da experiência vivenciada foi de extrema relevância para que os mesmos venham exercer as práticas de ensino com o uso, inclusive, de ferramentas tecnológicas nesse nível de ensino.