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Navegando por Autor "CALANDRINI FILHO, Edson Jair Martins"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da satisfação dos cardápios e do serviço prestado aos usuários de uma UAN universitária da cidade de Belém-Pa
    (2019) CALANDRINI FILHO, Edson Jair Martins; SOUZA, Ranilda Gama de; http://lattes.cnpq.br/3483753417636590; https://orcid.org/0000-0003-0811-5454; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276X
    Introdução: As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são espaços onde são fornecidas refeições saudáveis e seguras do ponto de vista higiênico-­sanitário. Objetivo: Avaliar a satisfação dos cardápios e serviços prestados em uma UAN Universitária de Belém-­PA. Metodologia: Trata-­se de um estudo transversal, descritivo, exploratório e quanti-­qualitativo, realizado em um restaurante universitário da cidade de Belém­-PA, o qual atende em média 7 mil refeições/dia. A pesquisa foi realizada no período de abril a maio de 2019. Por meio da aplicação de um formulário eletrônico, composto por 31 questões. Utilizaram-­se as ferramentas online: googleforms e QRcode com o intuito de facilitar a participação de forma voluntária dos usuários na pesquisa. Os itens avaliados foram: (1) Cardápios: aparência, aroma, cor, sabor, textura/consistência, temperatura, variedade e valor das refeições. (2) Serviço: apresentação da equipe, atendimento, forma de distribuição, higiene do ambiente, da distribuição e dos utensílios, horário de distribuição das refeições, infraestrutura, organização do serviço, instalações sanitárias, tempo de espera na fila e sugestões. Para a avaliação do banco de dados foi utilizada análise descritiva. Resultados: Participaram da pesquisa 310 clientes, 54,8% do sexo feminino e 45,2% do sexo masculino, 43,5% na faixa etária de 21 a 25 anos, com predominância de 92,9% sendo estudantes de graduação. Com relação ao item "cardápios", constatou­-se que 55,81%, 55,48% e 53,23% dos usuários, classificaram os cardápios como tendo boa aparência, cor e temperatura, respectivamente. Quanto à avaliação do serviço, os usuários classificaram como "bom": 54,52 e 50,97% para os itens "higiene do ambiente" e "infraestrutura do restaurante", respectivamente. Já com relação ao valor da refeição, 81,61% dos clientes classificaram como ótimo. Conclusão: A maioria das respostas dos usuários foram classificadas com índice "bom", auxiliando a equipe de gestores da UAN no diagnóstico efetivo sobre os cardápios ofertados, na prestação do serviço e também nas ações de melhoria contínua do atendimento, já que a maioria das respostas dos usuários foram classificadas com índice "bom".
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