Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BREOTON, Kelle da Cruz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições das histórias vivas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos de educação infantil da vila ribeirinha Recreio do Piriá, Curralinho-PA
    (2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA