Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BRAGA, Ana Luiza Mar"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PERANTE DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 6º ANO
    (2023-09-05) BRAGA, Ana Luiza Mar; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; RAMOS, Maria Neide Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3119709145133137
    A compreensão, leitura e interpretação de textos, assim como o controle da escrita se constituem em processos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo. Porém, muitas crianças iniciam o Ensino Fundamental maior com índices preocupantes no que se refere a leitura e a escrita. O que interfere, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, pois, o mínimo de compreensão e escrita de um texto é de suma importância no contexto pedagógico e contribui significativamente para o sucesso escolar do aluno. Desta forma, esta pesquisa se movimenta neste campo problemático, com o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios que o professor de ciências enfrenta com alunos com atraso em leitura e escrita, dando ênfase ao 6º ano do Ensino Fundamental. Questionando e analisando as estratégias e as práticas docentes realizadas pelo professor no enfrentamento desta problemática, principalmente no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa, é resultado do Estágio Supervisionado II e se baseia em observações realizadas nas aulas de Ciências e em uma entrevista realizada com a professora responsável pelas turmas do 6ºano, que permitiu destacar dificuldades enfrentadas diariamente em suas aulas. Portanto, é notório que ainda existem sérios problemas quanto à alfabetização, evidenciando a necessidade da aplicação de estratégias metodológicas para minimizar a problemática, assim como, dispositivos específicos de avaliação que possibilitem driblar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com a leitura e a escrita.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA