Navegando por Autor "BESSA, Thamires Dayanne Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal(2017) BESSA, Thamires Dayanne Souza; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno.