Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BASTOS, Larissa Isabelle Maciel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar sobre a necessidade de prevenção ao abuso infantil: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-04) BASTOS, Larissa Isabelle Maciel; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    Este relato de experiência descreve a aplicação de um Projeto Didático-Pedagógico no Estágio supervisionado, voltado para a conscientização e a prevenção do abuso infantil, para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada na cidade de Belém, Estado do Pará. O projeto teve como objetivos conscientizar as crianças sobre seus direitos, reconhecer comportamentos inadequados e promover a autoproteção. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil (2017, p.29) no eixo vida e evolução que apresenta habilidades referentes a (EF01CI02): “localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos), partes do corpo humano e explicar suas funções.” (EF01CI04): “comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito as diferenças.” O projeto foi estruturado em seis eixos utilizando a metodologia de abordagem qualitativa, executado em duas etapas principais: rodas de conversa e atividades lúdicas. Os encontros iniciavam com rodas de conversa e culminavam com as dinâmicas de grupo e jogos educativos, uso de cartilha entregue a cada aluno tratando da temática, permitindo que os alunos compartilhassem experiências e dúvidas em um ambiente seguro, promovendo a empatia e a compreensão entre eles. O projeto foi aplicado em sua totalidade, cumprindo os seis encontros planejados, totalizando 24 horas de atividades. Conclui-se que a educação básica necessita de um olhar sensível sobre a necessidade de prevenção e conscientização sobre o cuidado com o corpo por um direito universal que tem impacto nas demais fases da vida nas questões relativas à orientação sexual, afetividade e a relação com o corpo a partir da aprendizagem de estabelecer limites saudáveis nas relações interpessoais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA