Navegando por Autor "BASTOS, Isabelly Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional e formação continuada de professores da educação hospitalar: experiência de um projeto de extensão universitária(2018) BASTOS, Isabelly Costa; SILVA, Yasmin Lira da; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: A Educação Hospitalar enquanto modalidade crescente de ensino traz a formação continuada dos professores como principal demanda para garantir a eficácia das ações pautadas na interface saúdeeducação. Objetivo: Descrever e analisar as experiências do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos educativos”, no que tange a formação continuada de professores da Educação Hospitalar. Método: O estudo resulta das ações do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos Educativos” – 2014/2015. Participaram da pesquisa 7 professores da Educação Hospitalar, formados nas áreas de Licenciatura e Pedagogia. Realizaramse quatro encontros, em junho de 2015, no período vespertino, uma vez por semana e com duração média de 2 horas, em locais externos ao ambiente de trabalho. Os encontros eram subdivididos em dois momentos: Formação profissional para o magistério e Formação pessoal. Resultados: O primeiro encontro buscou criar um vínculo terapêutico e compreender as dificuldades gerais emergentes e percepções dos professores sobre suas práticas; o segundo encontro aprofundou as discussões sobre o cotidiano hospitalar, as dificuldades específicas de cada local e o reconhecimento do processo de finitude como um aspecto natural da vida humana; no terceiro encontro discutiuse sobre estratégias de biossegurança e primeiros socorros; e por fim, o quarto encontro propiciou o conhecimento das repercussões clínicas de cada diagnóstico sob o aprendizado do aluno paciente. Discussão: Notouse um reforçamento nas falas dos professores, das temáticas a serem abordadas nos encontros de formação, ou seja, houve uma externalização recorrente acerca da complexidade do cotidiano hospitalar, de questões relacionadas à biossegurança e primeiros socorros, bem como da correlação entre diagnóstico e processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a estrutura organizacional das formações propiciou um espaço para o compartilhamento de saberes e favoreceu uma constante correlação dos temas apresentados com o cotidiano hospitalar. Conclusão: O presente estudo permitiu o contato das pesquisadoras com outros contextos educativos e suas facetas, possibilitando a interrelação entre teoria e prática a partir das atividades oferecidas à comunidade, alcançando assim os objetivos da Extensão Universitária. Ademais, reforçou o quão promissoras podem ser as investigações da Terapia Ocupacional no campo da educação, para além dos espaços formais de aprendizagem comumente expressos pela comunidade científica.