Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BARROS, Jaquiele de Aquino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores
    (2018-11-19) BARROS, Jaquiele de Aquino; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314
    A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto sujeito social e crítico. Neste viés, pretende-se fazer uma releitura de um dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico nas instituições de Ensino Infantil: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, tendo como base, entrevistas semiestruturadas com três docentes da escola “Arco-Íris do Saber”, situada no município de Ipixuna do Pará. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa de estudo de caso. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Andrade (2010); Brasil (2010); Freire (1982); Kramer (1993), Leite e Carvalho (2017). Nessa perspectiva, os resultados mostram que as educadoras desenvolvem pedagogicamente ações e atividades potencializadas pelos princípios norteadores. Evidencia-se, assim, que as problemáticas mais frequentes na instituição dizem respeito ao espaço físico e a carência de materiais pedagógicos que contemplem o público da educação infantil. E, que as professoras entrevistadas não dominam os aportes teóricos abordados sob o viés dos princípios norteadores, no entanto, suas práticas cotidianas condizem com os ideais de tais princípios. Conclui-se que, apesar das problemáticas frequentes na instituição, o principal incentivo ao trabalho diário com crianças, está relacionado aos sentimentos que envolvem os cuidados e o ensino diário com as crianças. O amor/afeto sem dúvidas é o grande motivo pelo qual sustenta a prática educativa na escola “Arco-Íris do Saber”, um amor competente, compromissado e carregado de comprometimento com o conhecimento infantil.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA