Navegando por Autor "BARBOSA, Daniele Ferreira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de gestão e coordenação do trabalho pedagógico e seus reflexos na qualidade de ensino em uma escola de ensino médio em Abaetetuba-PA(2025-08-27) BARBOSA, Daniele Ferreira; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831O artigo apresenta uma análise das experiências vividas durante o estágio supervisionado na Escola pública Estadual Terezinha de Jesus Ferreira Lima, localizada no município de Abaetetuba, com foco na análise das práticas de gestão e coordenação do trabalho pedagógico. Compreender como os gestores e coordenadores desenvolvem suas atividades no ambiente escolar é fundamental para identificar as ações que podem promover melhorias na qualidade do ensino. A análise foi fundamentada em autores que discutem a gestão democrática e o papel pedagógico dos coordenadores e gestores, como Freire (1996), Libanêo (2013), Luck (2000) e Nóvoa (1992), entre outros. A metodologia adotada definiu-se por uma abordagem qualitativa, com um estudo de campo que envolveu a participação direta do gestor e do coordenador pedagógico da escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação direta, possibilitando uma análise das práticas realizadas por esses profissionais. Os resultados indicaram que a colaboração entre o gestor e o coordenador pedagógico é importante para o desenvolvimento de estratégias que promovam um ensino com qualidade. Além disso, ressalta-se a importância da comunicação aberta e do trabalho em equipe entre todos os membros da comunidade escolar, pois isso fortalece envolvimento dos educadores e a responsabilidade compartilhada na busca pela qualidade de ensino. Como conclusão a pesquisa aponta que uma gestão escolar e uma coordenação pedagógica bem estruturada, alinhada a objetivos coletivos, não apenas impactam positivamente o processo de ensino-aprendizagem, mas também promovem a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social. Assim este estudo serve como uma base para reflexões futuras e ações que visem aprimorar o ambiente educacional, reafirmando a necessidade de valorizar o papel estratégico dos gestores e coordenadores pedagógicos no contexto educacional que seja capaz de promover processos formativos mais significativos para os sujeitos.