Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
    (2018-03-13) AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município de Castanhal. Desta forma, traçamos esta pesquisa com o título A importância de um Projeto agroflorestal para as crianças dentro de uma escola do campo: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. Definimos como objetivo geral, descrever e analisar o processo de organização de um projeto agroflorestal em uma escola da zona rural do Município de Castanhal. Especialmente, Investigar as origens do projeto, analisar o desenvolvimento do mesmo e averiguar a relação entre o ensino de artes e a prática agroflorestais associadas à permacultura. O presente trabalho baseia-se em autores que dialogam sobre: Agroecologia, como Altieri (2012), permacultura Mollison (1999), na arte com Lacoste (1997), entre outros autores que dialogam sobre educação rural e educação do campo tais como Ribeiro (2012) e Caldarte (2012). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou empregar o estudo de caso que vem a ser uma forma, um mecanismo de investigação de grande utilidade nos estudos e nas áreas da educação na atual conjuntura Morgado (2013), e para coleta de dados fizemos uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos literalmente ligados ao projeto e observações durante as aulas da educanda de artes. Quanto aos resultados podemos constatar que trata-se de um projeto que encontra-se em construção e planejamento, mas que possui uma boa aceitação por parte de seus envolvidos comunidade escolar, alunos e pais. E que em grande parte, alcança seus objetivos aos quais se dispôs a trabalhar apresentando-se como uma ótima possibilidade para que a unidade escolar se reconheça como autor de mudanças sociais e para a igualdade ao alcance das novas formas tecnológicas e sustentáveis no que se referem a produção de alimentos e gestão dos recursos naturais fortemente trabalhados através da agroecologia e por meio da permacultura e que são bem exploradas dentro da disciplina de artes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA