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Navegando por Autor "ALVES, Ana Carla de Souza"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
    (2018) ALVES, Ana Carla de Souza; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa, em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática. Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação. Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por leis.
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