Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALBUQUERQUE, Rafael da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios de estudantes quilombolas do ramal do Bacuri, em cursos de licenciatura na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba
    (2025-06-03) ALBUQUERQUE, Rafael da Costa; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este artigo discute o processo de formação a nível de graduação de estudantes quilombolas da comunidade Ramal do Bacuri na UFPA - Campus Abaetetuba, em interface ao reconhecimento étnico e da pessoa. O estudo busca compreender a importância do Processo Seletivo Especial (PSE) para a inclusão desse grupo étnico bem como identificar os desafios encontrados no processo formativo de estudantes quilombolas. Trata de uma pesquisa centrada na abordagem qualitativa, dirigida por aprofundamento bibliográfico, documental e com o uso de entrevistas junto aos estudantes, duas mulheres e um homem. Os resultados apontam um processo formativo sendo materializado por desafios e possibilidades. Os desafios se dão desde o momento da inscrição com a Declaração de Pertencimento à Comunidade Quilombola e segue pela formação de até mais de quatro anos, em que os estudantes precisam diariamente demonstrar resiliência no enfrentamento de dificuldades da ordem econômica, racista, familiar entre outras afirmando-os para si próprios que são capazes de estar ali e legitimar direitos. Como possibilidades constam o valioso apoio da Associação do Discente Quilombola e o reconhecimento étnico quilombola ocorre em outros espaços como no contexto de sala de aula, nas vivências nos territórios.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA