Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ABREU, Ana Caroline Barros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva em comunidade ribeirinha: desafios da acessibilidade e do transporte escolar para estudantes com deficiência
    (2025-08-25) ABREU, Ana Caroline Barros de; CUNHA, Eliceia Costa da; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Ao longo do tempo a acessibilidade e inclusão educacional foram se transformando em um direito da pessoa com deficiência, mas é possível observar que ainda não se configura de maneira adequada no cotidiano das escolas, a ausência de políticas públicas dificulta a organização de práticas pedagógicas que possibilitem a permanência de alunos na escola do campo. Este artigo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em uma escola ribeirinha na área insular do municipio de Abaetetuba, dando ênfase a rotina escolar de um aluno com transtorno do espectro autista, o qual realiza o atendimento educacional especializado em uma das escolas do arquipélago. Para tratar a respeito do que é ser acessível, buscou-se identificar os principais fatores que impedem essa acessibilidade e inclusão da igualdade de oportunidades ao meio físico, ao transporte escolar e ao processo educacional nas escolas analisadas. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa direcionada a pesquisa de ação participante, realizando vivencias no cotidiano do aluno, diálogos com os professores, gestão escolar, o próprio aluno e seus pais. No resultado apresenta-se os dados e informações da pesquisa descrevendo o cotidiano do aluno, a trajetória de sua casa até a escola, dando destaque ao contexto em que ele está inserido, o rio, enfatizando como ocorre ou não, a acessibilidade no processo educacional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA