(2018-08-20) AMORIM, Cléber de Oliveira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
Este artigo trata, essencialmente, de um relato de experiência docente sobre as religiões de matriz africana, componente curricular da disciplina História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena ministrada em uma escola de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém-Pa, onde se utilizou a rede social Facebook para a apresentação do trabalho de pesquisa dos estudantes das turmas de 1º ano do ensino médio sobre o referido conteúdo. Para fundamentar a utilização do Facebook como ferramenta didático-pedagógica realiza-se, anteriormente, um diálogo com a Teoria da História onde se busca observar o que aponta a Didática de História sobre a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de História. Além disso, é apresentada uma breve discussão sobre a trajetória escolar da História e Cultura Africana e Afro-brasileira desde sua obrigatoriedade a partir da Lei 10.639/2003, bem como, uma breve abordagem sobre a utilização do Facebook como instrumento de auxílio didático-pedagógico na educação básica.