O presente trabalho aborda a problemática da evasão e reprovação no ensino superior em
cursos de Química, situação confirmada pelo resultado do Programa Internacional de
Avaliação de Alunos (PISA) em 2018 para o Brasil. Neste contexto a utilização da ferramenta
Google Sala de Aula foi inserida na monitoria do Programa de Cursos de Nivelamento da
Aprendizagem (PCNA) do Campus Universitário de Ananindeua-PA, buscando ampliar o
atendimento ao aluno por meio da modalidade de aprendizagem Blended Learnig (Ensino
Híbrido) atrelado ao programa de nivelamento. A metodologia aplicada foi fundamentada
segundo a Taxonomia de Bloom para sala de aula tradicional e sala de aula invertida. Entre os
resultados, 90% dos entrevistados foram favoráveis a inserção do novo modelo de monitoria
online, além de considerarem a ferramenta 71,4% rápida e de fácil uso. As análises feitas se
mostraram favoráveis quanto ao nivelamento dos discentes, o que contribuiu no processo de
ensino-aprendizagem da Química.