ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por Autor "ABREU, Joseane de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do usuário de bibliotecas universitárias quanto às fontes de informação na internet(2024-10-30) ABREU, Joseane de Lima; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO presente artigo explora como as bibliotecas, principalmente as de instituições de ensino superior, têm adaptado seus recursos, como bases de dados e serviços virtuais, para atender melhor às necessidades de seus usuários. Tem por objetivo identificar como as bibliotecas universitárias federais do estado do Pará, especificamente as da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), educam seus usuários sobre fontes de informação online. A pesquisa foi baseada em uma revisão bibliográfica de estudos científicos e uma análise documental de recursos e serviços disponíveis nos sites das bibliotecas da UFPA e UFRA. Foram consultadas bases de dados como Brapci, SciELO e DOAJ, além dos próprios websites das bibliotecas estudadas. As bibliotecas da UFPA e UFRA oferecem várias ferramentas para facilitar o acesso à informação digital. A UFRA, por exemplo, implementou o Serviço de Referência Virtual (SRV) durante a pandemia, auxiliando usuários em suas pesquisas. A UFPA oferece um amplo acervo digital, programas de capacitação e usa redes sociais para disseminar informações e tutoriais, promovendo a inclusão digital e a capacitação contínua dos usuários. As bibliotecas universitárias da UFPA e UFRA demonstram sua relevância ao adaptarem suas práticas e recursos, ampliando o acesso ao conhecimento e formando usuários críticos. O uso de tecnologias e redes sociais como ferramentas de mediação reforça o papel das bibliotecas como espaços essenciais de suporte educacional e inovação, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social dos indivíduos.