Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "VIEIRA, Paulo Roberto"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas com musica e literatura em educação infantil no colégio Objetivo, Altamira
    (2018-06) DUARTE, Iara Patrícia da Silva; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo pretende mostrar a importância da música e da literatura na educação infantil, posto que mesmo dentro do ventre da mãe a criança já toma contato com o som das palavras e com a música, sendo assim elas (palavra e música) se tornam indispensáveis em todos os processos de desenvolvimento até a vida adulta. Já a poesia e a prosa podem ter efeitos formidáveis na formação infantil. Foi nesse contexto que busquei pesquisar as reações e efeitos de obras musicais e literárias à crianças de 3 anos, observando como isso contribuiu para seu desenvolvimento bem como para a melhoria na minha práxis de professora do curso infantil no Colégio Objetivo, em Altamira, Pará. Trabalhando com música de Caetano Veloso, poema-musicado de Vinicius de Moraes, e uma síntese teatral do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, pude notar que a educação pode ser algo contagiante, uma experiência alegre e feliz, especialmente se aparecer sob os auspícios da literatura e da música.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem do campo: uma experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Gurupa, Pará
    (2020-08-18) BARBOSA, Suane Pereira; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo trata sobre minhas experiências vivenciadas durante a realização do estágio docente I, no Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, em uma turma do 6º e em outra do 7º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Jutaí. É resultado de uma proposta pedagógica interventiva (PPI), intitulada ‘‘A cultura e a memória e as histórias locais como potencialidade no processo do ensino e aprendizagem e no fortalecimento do vínculo entre família e a comunidade’’, aplicada com a finalidade de associar os conhecimentos científicos e saber local. Estabeleceu-se como caminho teórico-metodológico os conhecimentos locais e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do campo, a partir dos conceitos e experiências apresentados por ARROYO (2012), CASTAGNA (2012), MAGALHÃES (2009), HAGE (2005) BOGO (2018); CARVALHO (2018), MINAYO (1994), entre outros. Iluminado por esses pesquisadores, traça-se o percurso dessa experiência, desde a construção da proposta pedagógica de ensino, os procedimentos metodológicos e resultado alcançados. Constatou-se que as práticas de ensino aprendizagem que associam os conhecimentos locais aos científicos não só constroem conhecimentos como, também, fortalecem o vínculo entre família e escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A conscientização ambiental como ferramenta escolar na casa familiar rual de Senador José Porfírio
    (2018-06) CASTRO, Elenice Ramos de; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Nesta pesquisa descreve-se o tratamento que dei a temática da educação ambiental no ambiente escolar dos alunos da Casa Familiar Rural – CFR, do município de Senador José Porfírio, também conhecido como Souzel, no Pará, no contexto de meu estágio docente pelo curso de graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. Desta forma, são apresentadas algumas concepções de educação ambiental, procurando identificar sua eficácia no meio escolar do campo, como contribuição à formação dos jovens. A partir das aulas que ministrei, oficinas e palestras que promovi, usando como metodologia a discussão dos temas e a produção de textos, pude perceber que não é possível defender uma causa, a ecológica, por exemplo, sem conhecer um pouco a fundo a realidade que a causa implica. Mas que de posse desses conhecimentos e dos meios para colocá-los em prática, a percepção (e preocupação) ecológica se torna consciência, e as futuras ações desses estudantes no sentido de cuidar do lugar e da família podem florescer como práticas de uma “cultura ecológica”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Embarcando na literatura: escola Estácio de Sá, comunidade Flexinha, Gurupá, Pará
    (2020-09-24) GONÇALVES, Benevaldo Pena; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Neste trabalho busquei relatar uma experiência acerca do ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estácio de Sá, localizada na comunidade Santa Luzia do Flexinha, área quilombola do município de Gurupá, estado do Pará. Pretendi, ainda, mostrar a importância da literatura, especialmente do cordel, como contribuição na formação do aluno, tanto no aspecto social quanto profissional. Assim, baseados em meu estágio docente, no Curso de Educação do Campo, Habilitação em Linguagens e Códigos, pela Universidade Federal do Pará, os resultados desse relato mostram a importância da literatura de cordel na escola como uma ferramenta fundamental que pode possibilitar que os alunos tenham seu próprio modo de pensar, de agir e de se relacionar com o que está a sua volta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo sobre a presença de alunos com deficiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pena Filho, Brasil Novo, Pará
    (2019-06-11) SILVA, Emanuelle Rayane Oliveira da; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo visa fazer um levantamento e reflexão sobre a situação de jovens com deficiência, no tocante ao ambiente escolar na agrovila Carlos Pena Filho. O município de Brasil Novo, Pará, está localizado às margens da Rodovia Transamazônica (BR 230). Deve-se dizer que esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, já que está concentrada na investigação de aspectos da vida de pessoas portadoras de necessidades especiais que se revelam mais e melhor no diálogo com atores chaves do que nos números. Percebi, por meio deste estudo, que falta mais atenção por parte dos órgãos públicos para auxiliar as famílias e os alunos com deficiência, pois essa falta acarreta em várias consequências para as famílias, as escolas e os alunos com deficiência. Faz com que eles se afastem do ambiente escolar ou do meio social, até mesmo desistindo dos estudos. Porém a falta desse olhar diferenciado não vem só dos órgãos públicos, mas também da própria escola. Percebe-se a necessidade de se ter o compromisso de fazer a diferença com esses alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na Vila Novo Paraíso, BR 163, Rodovia Santarém-Cuiabá, Pará
    (2019-06-19) SILVA, Ester Avelino da; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo trata dos principais motivos causadores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na vila Novo Paraíso, BR 163, no Pará. Neste trabalho são tratados aqueles que julgamos ser os principais fatores que contribuem para a evasão nessa escola do campo. A Evasão, segundo o Dicionário Caldas Aulete, é “s. f. o ato de evadir-se, fuga, saída, escapula” (AULETE, 1964, p.1656). No contexto da escola, portanto, evasão é o mesmo que abandonar; desistir; sair, não permanecer. Além do mais, ainda nessa chave, a evasão se liga a ideia de abandono da escola em troca da realização de outra atividade. Neste artigo será tratado o porquê de muitos adolescentes deixarem a escola. Parece ter se tornado prática comum na vida desses adolescentes. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa através de entrevistas semiestruturadas a gestores, professores, alunos e pais dos ex-alunos. Notou-se que as principais causas para evasão escolar foram a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, vida socioeconômica dos pais, a dificuldade de aprendizagem e conteúdos fora do contexto da realidade da vida dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da cultura local para educação no quilombo Maria Ribeira, em Gurupá, Pará
    (2020-10-19) GOMES, Clésio Castro; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este relato de experiência faz uma reflexão sobre a importância que a educação do campo tem na preservação da cultura e da memória local na comunidade quilombola Maria Ribeira, em Gurupá, Marajó, Pará. Minha motivação para escrevê-lo se liga ao fato de nos sentirmos fragilizados em nossa terra. Pois a cada momento que morre uma liderança no Ribeira, parece que parte da nossa cultura se vai juntamente com aquela pessoa que morreu e o medo de todas essas manifestações ficarem somente na lembrança nos corrói. A partir dos dados desta pesquisa, levando em conta os movimentos e manifestações históricas e culturais do quilombo Maria Ribeira, considero que a educação é a principal ferramenta ao processo de transformação. E a literatura tem uma importância efetiva no contexto geral de construção interna da história e da cultura da comunidade quilombola Maria Ribeira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura não é chata: desvendando o texto literário na escola Tancredo Neves, Rodovia Transamazônica, Placas, Pará
    (2019-06-19) ANDRADE, William Cledson Oliveira de; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo versa sobre meu trabalho como docente que se constituiu numa tentativa de tornar mais “fáceis” as leituras literárias na escola Tancredo Neves, no município de Placas, Transamazônica, Pará. Isso se deu no contexto de minha percepção do fato de que a aprendizagem se prende muito exclusivamente aos livros didáticos, limitando o uso de outros recursos de aprendizagem, como vídeos, leituras dramatizadas, saraus literários e, por conta disso, o desenvolvimento em sala de aula do aluno torna-se baixo. Pensando nisso, me indaguei, e se eu usasse a literatura em um contexto mais descontraído? Portanto, o objetivo deste artigo concentra-se em apresentar características da situação do ensino de Literatura na turma do 3º ano bem como analisar minhas experiências didáticas no ensino médio da Escola Tancredo Neves no município de Placas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mais de um século entre Inglês de Sousa e Edyr Augusto: violência na literatura sobre a vida amazônica
    (2019-06-19) FICAGNA, Clarice da Silva; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    O conto A quadrilha de Jacó Patacho, de Inglês de Sousa, se constitui em uma história que se passa na época da cabanagem, na qual piratas atormentavam a vida de moradores a beira dos rios na região amazônica. De outro lado, o romance Pssica, do também paraense Edyr Augusto, conta a história de ricos e influentes ladrões e assassinos, passando pelo mundo das drogas, roubos e prostituição, rapto e escravidão de mulheres. Nesta comparação, analisando justamente a violência nas obras, nota-se que, apesar de afastadas por mais de um século, a escrita do primeiro livro pertence ao final do século XIX a do segundo ao começo do XXI, o assunto ainda é uma recorrente realidade na vida desses povos da Amazônia. As obras escolhidas para análise possuem ainda, enormes diferenças em termos de estilo e escola literária. Embora haja, talvez, uma convergência na intenção dos autores, que nas obras desnudam uma perspectiva de denúncia da miserável condição humana nesses rincões onde, a séculos, a lei é ditada e exercida por foras da lei.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória da educação na escola do campo São José em Gurupá, no Pará
    (2020-08-18) BARBOSA, Suzeli Pereira; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    O presente artigo tem por finalidade descrever e refletir a trajetória da Escola São José do Jutaí no Município de Gurupá, no Pará. Parte do percurso histórico da educação do Campo desse Município e da compreensão do processo de construção, de resistência camponesa e novas perspectivas de organização da referida escola. Como caminhos teóricos e metodológicos teve como enfoque a história oral, por meios dos conceitos apresentados por Freitas (2013), Thompson (1992), e Magalhães (2009) que permitiram reflexões sobre a importância do trabalho referente a memória e a educação do campo, bem como contribuíram para as coletas de dados e fontes documentais, através de instrumentos como a entrevista semiestruturada. Com base nas análises, o estudo demonstrou que a educação na Escola São José, bem como nas outras escolas do Município de Gurupá, constitui-se como um meio estratégico de melhorias no campo e que todas as lutas e desafios enfrentados ao longo do percurso visaram a qualidade da educação e a identidade cultural da comunidade com professores da localidade, mesmo que isto ainda represente um desafio constante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saia literária: crianças tomando gosto pela leitura na escola Filadélfia, comunidade Nossa Senhora Aparecida, Rio Aranaquarazinho, município de Chaves, Pará
    (2023-05-16) CASTRO, Noeme Reis; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este trabalho trata de um relato de experiências que tive nos meus estágios supervionado da Universidade Federal do Pará (UFPA) com ênfase em linguagens e códigos no Campus de Altamira. Onde tive a oportunidade de exercer o papel de docente em uma turma multisseriada, na escola Filadélfia comunidade Nossa Senhora Aparecida no Rio Aranaquarazinho, município de chaves, Pará, e colocar em prática algo que a própria Faculdade me proporcionou a conhecer e vivenciar. O que me levou a repensar práticas docente na área da linguagem em especial na escola do campo, onde há uma infinidade de desafios tanto com relação aos educandos nas práticas de ensino, quanto aos espaços físicos que nos são proporcionados. Quanto a metodologia, como trata-se de um relato de experiências todas as ações neste trabalho citado, foram experiência ao longo dos meus estágios supervisionados e balizada por estudos que dialogam com minhas práticas executada no campo de experiência, seguido de algumas observações em meio aos estágios.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA