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Navegando por Orientador "VIANA, Rosely Risuenho"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
    (2018-12-18) SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775
    Este artigo relata as experiências de brincadeiras tradicionais realizadas com crianças entre 05 a 06 anos em uma Unidade Escolar pública, localizada no bairro de Val-de-Cans na Região Metropolitana de Belém/PA. As atividades integraram o projeto “Brincando e aprendendo na Educação Infantil: uma experiência com as brincadeiras tradicionais”, proposto durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil desenvolvido de março a novembro de 2016, como parte formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, tal como sistematizado por Hatton e Smith (1995), uma vez que parte das interrogações nascidas do contato com os alunos e, posteriormente, dialoga com o universo conceitual dos autores que tematizam o lúdico (NEGRINE, 2016; KISHIMOTO, 2016; SUZUKI, 2009; SALGADO, 2010), as brincadeiras tradicionais (RIBEIRO e EUZÉBIO, 2013; MENEZES, 2014; ALENCAR, 2010) e as habilidades sociais (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). As conclusões preliminares deste estudo, ainda em construção, demonstram que as brincadeiras tradicionais no ambiente escolar contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições de Paulo Freire para pensar a educação popular nas periferias urbanas
    (2019-01-10) SANTOS, Ingrid Silva dos; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775
    Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da teoria de Paulo Freire para repensar a estruturação da educação, a implementação da educação popular que visa a emancipação das massas populares, tendo como foco entender de que forma a teoria freireana pode contribuir para a emancipação da população periférica através de uma educação periférica com a finalidade de analisar e correlacionar a teoria freireana com as áreas de periferias urbanas visando evidenciar a influência de Paulo Freire na construção de uma educação libertária, emancipatória e popular. A pesquisa bibliográfica é utilizada como ferramenta metodológica que auxiliou na busca de possíveis respostas acerca do método freireano como ferramenta de fortalecimento emancipatório das periferias urbanas. Este artigo pode concluir que Paulo Freire estabeleceu categorias que foram essenciais para o direcionamento da educação popular como instrumento que visa a conscientização e emancipação do ser humano oprimido pelas relações capitalistas e que atualmente se encontram localizados principalmente nas periferias urbanas
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