Navegando por Orientador "VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aprendizagem através de atividades lúdicas na educação infantil da escola municipal de educação infantil Rosa Maués Carvalho(2018) SILVA, Kátia Regina Cardoso da; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente estudo tem como principal objetivo investigar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem da criança e mostrar que o lúdico é importante na Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada um questionário com seis perguntas, que foram aplicadas em três professoras que atuam na Educação Infantil. Através desta pesquisa foi possível mostrar o quanto o lúdico é importância para o desenvolvimento e a vida dessas crianças, que é um recurso didático indispensável nas práticas educativas. Sendo que essas atividades lúdicas nas instituições, ainda não estão como seu devido valor, mas com certeza é de grande importância para a aprendizagem, uma vez que grandes autores, entre eles Vygotsky, Piaget e Kishimoto, comprovam que a ludicidade é uma estratégia positiva para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, pois enquanto a criança se desenvolve e se socializa ao mesmo tempo, desta forma, estão descobrindo seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar como aprendizagem na educação infantil da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Santa Terezinha(2018) SANTOS, Mariani Corrêa dos; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O trabalho tem como objetivo analisar como os professores da educação infantil desenvolvem as atividades lúdicas no cotidiano escolar na escola santa Terezinha. Para realiza-lo foi elaborado uma pesquisa qualitativa, por meio de livros , sites e fontes que tratam sobre o tema pesquisado, buscando compreender o que alguns teóricos entendem sobre o tema: O Brincar como aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental da escola Santa Terezinha, levando em conta utilização desses recursos didáticos no processo ensino aprendizagem da criança nesta fase da vida, neste sentindo, será analisado de que forma está sendo utilizada em sala de aula esses recursos didáticos, pois, sabemos que o ato de brincar é de fundamental importância a ser utilizada no dia-a-dia na vida da criança, para isso, precisa ter um objetivo educativo. Esses recursos didáticos precisam ser utilizados, principalmente, na educação infantil que é a primeira etapa da vida da criança, onde frequentemente a criança utiliza esses recursos didáticos e lembra de sua infância, por esse motivo é indispensável. Também irá ajudar a contribuir para o desenvolvimento da criança, por isso, esses recursos didáticos é de suma importância ser utilizado no âmbito educacional, mas também precisa ser vista, tanto para o educando como para o educador como uma forma de diversão, ensino e aprendizado. Também vem discutir como os educadores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental santa Terezinha, utilizam suas práticas educacionais e como está sendo utilizada o lúdico no ambiente escolar; e de que forma contribui para a formação do sujeito. Com base na teoria de Vygotsky que diz que o homem é sócio- histórico, o resgate as transformações em que a criança passou e as teorias que afirmam a importância do lúdico para a aprendizagem do educando, também relata a importância de uma educação que contemple a ludicidade em sua prática. Portanto, a reflexão que nos repassa é que o homem se relaciona com os meios e sua produção, ou seja, com a sociedade que vive a partir de suas relações e contrações, a criança cria, assimila e aprende, por tanto, a formação e construção da criança depende muito do meio que ela está inserida. Por isso, essa pesquisa foi de fundamental importância e contribuiu, tanto para a escola proposta, crianças e professores quanto para a minha formação enquanto pessoa e profissional quanto educadora, levando a refletir que o brincar precisa ser pensado como um suporte de recursos didáticos como ensino-aprendizado, tanto para o educador como para o educando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A criança e a ludicidade: uma experiência na escola Maximiano Antônio Rodrigues(2018) MARQUES, Maria do Socorro Cardoso; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891Este trabalho traz uma pesquisa realizada com crianças da educação infantil da escola Maximiano Antônio Rodrigues localizada na PA 151 km 04, comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa. Esta pesquisa tem como foco a ludicidade na educação infantil, mais precisamente foram utilizadas as cantigas de roda enquanto brincadeira cantada e uma estratégia metodológica que favorece o ensino a o aprendizado das crianças. Além disso, busca ainda favorecer o resgate cultural dessa brincadeira tão antiga mas pouco utilizada hoje em dia. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso das cantigas de roda enquanto processo metodológico lúdico o processo ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil da escola supracitada. Ainda busca incentivar a postura do professor alfabetizador com relação ao uso de jogos, brincadeiras e cantigas de roda no cotidiano escolar, bem como, analisar as estratégias utilizadas pelo professor na utilização de atividades lúdicas como mediadores do processo de aprendizagem no cotidiano escolar. Conhecendo a relação entre a prática do professor e as expectativas dos alunos diante das atividades lúdicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico como recurso didático do processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do ensino fundamental I(2018) MONTEIRO, Luciane dos Santos; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente trabalho tem como tema o lúdico como recurso didático do ensino-aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental. Sabe-se que este método de ensino se baseia na teoria de Vygotsky que relata a importância do lúdico para a aprendizagem do educando. Desse modo, esta pesquisa surge da seguinte problemática: “por que os professores do primeiro ano fundamental, não utilizam a ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização?” Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa sendo realizada na Escola Municipal de Ensino de Educação Infantil e Ensino fundamental Nova União, que está localizada no município de Abaetetuba. Para tanto foi utilizado um questionário para três educadoras atuantes no ensino do primeiro ano do ensino fundamental. As informações adquiridas durante o trabalho de pesquisa beneficiaram a argumentação e a elaboração deste trabalho baseado na perspectiva de viabilizar o processo de alfabetização e letramento de maneira mais dinâmica e prazerosa. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir; a ludicidade é uma forma agradável de se trabalhar a leitura e escrita proporcionando estimulo, satisfação e crescimento intelectual ao ensino-aprendizagem dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais(2018) QUARESMA, Marcilene Costa; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente trabalho tem como objetivo fazer o estudo a respeito da importância do uso da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de concepções teóricas de Fortuna (2013); Negrine (200); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) e outros, que possibilitaram novos saberes, para trilhar o estudo sobre o lúdico, que é um recurso didático indispensável no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Crê-se que mesmo com todas as dificuldades observadas no ambiente escolar tais como: estrutura física, falta de materiais didáticos e outros, as referidas professoras buscam em sua ação – reflexão – ação um fazer pedagógico diferenciado através de jogos, brinquedos e brincadeiras, proporcionando um ensino prazeroso, concreto e significativo, para que realmente os alunos possam ser alfabetizados na perspectiva das práticas sociais. Em seguida foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionário composto por 9 perguntas direcionadas as professoras do 1º, 2º e 3º Anos do Ciclo da Alfabetização. Como resultado percebeu-se que as presentes professoras não só enfatizam o conceito do lúdico, mas também sua aplicabilidade metodológica como suporte no processo de aprendizagem da leitura e escrita, relacionando teoria e prática no contexto escolar.